Automação Industrial baseda em PLCs

Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

4º e 5º anos – Opção do Ramo de Controlo e Robótica

2º Semestre 2000/2001

Secção de Sistema e Controlo

 

Célula de Automação para Controlo de Qualidade

 

2º Trabalho de Laboratório

 

 

O presente trabalho tem como objectivo a implementação de um sistema automático de controlo de qualidade. Para este efeito deve-se configurar uma célula de trabalho como se indica na figura 1:

 


Figura 1: Célula de Automação para Controlo de Qualidade

 


O sistema de controlo da célula de automação para controlo de qualidade deve ser implementado num PLC que deverá efectuar as seguintes operações:

A disponibilidade de uma nova peça (produzida a montante) dá origem a um evento para o controlador da célula.

Cada peça que entra na célula de trabalho é colocada no tapete de transporte T1, pelo manipulador robótico M1.

O tapete de transporte leva-la-á até junto de um segundo manipulador M2 que testa se a peça está conforme o tamanho pretendido.

No caso de sucesso o manipular M2 põe a peça no tapete de transporte T2 que a levará para a zona de o armazenagem (a juzante da célula).

Caso a peça não obedeça às caraterísticas pré-determinadas será rejeitada.

 

Existe um sensor que sinaliza o sistema aquando da chegada de nova peça e o tapete de transporte T1 tem um sensor que detecta a presença de nova peça a testar. O resultado do sistema de teste de qualidade também deve ser lido pelo sistema de controlo da célula.

 

Pretende-se que seja feita toda a cablagem de ligação e interface ao PLC bem como a programação do mesmo por forma a implementar o sistema descrito anteriormente. Os manipuladores M1 e M2 deverão ser programados para efectuarem as operações de manipulação descritas anteriormente.

São objectivos deste trabalho que a  programação do PLC reflicta a utilização de um GRAFCET (ou Sequencial Function Chart) para a modelação do sistema de controlo da célula.

Deve-se pois discutir a melhor forma como o PLC disponível pode ser utilizado para implementar um GRAFCET e deve-se também analisar o sistema de eventos discretos resultante no que diz respeito às propriedades que se considerem relevantes.

 

Boa sorte

 

 

 

IST, 6 de Junho de 2001